top of page
EBOOK A pesquisa no contexto da Educação Basica do Rio Grande do Norte elementos básicos d
Download

E-book A pesquisa no contexto da Educação Básica do Rio Grande do Norte: elementos básicos do processo formativo de professores

Autores:
Nednaldo Dantas dos Santos
Sayonara Fernandes da Silva
Maria Tereza Penha de Araújo Silva
Elisangela Ribeiro de Oliveira Cabral



Área de conhecimento: Educação

Idioma: Português

Ano: 2024 - 1ª Edição

Número de páginas: xx páginas

Formato: Pdf

Tamanho do arquivo: xx MB

ISBN: 978-65-89928-xx-x

DOI: 10.47538/AC-2024.40

A pesquisa no contexto da Educação Básica do Rio Grande do Norte: elementos básicos do processo formativo de professores

     O livro “A pesquisa no contexto da Educação Básica do Rio Grande do Norte: elementos básicos do processo formativo de professores” reúne pesquisas desenvolvidas por estudantes dos cursos da Pós-graduação Lato Sensu do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP, sob orientação de professores dessa instituição, em um processo dialógico e de construção de saberes entre esses sujeitos. A pesquisa na pós-graduação é um elemento central para o desenvolvimento acadêmico, científico e profissional de estudantes e professores é essencial para a geração de conhecimento e inovação.
     Os estudos contidos neste livro foram desenvolvidos nos cursos de Especialização em Educação Infantil, Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, Especialização em Ensino de Matemática, Especialização em Gestão de Processos Educacionais, Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Especialização em Educação Ambiental e trazem discussões que se assentam na base epistemológica de cada curso. 
     Tais estudos abordam temáticas diversas resultantes das vivências, das experiências, da reflexão e do interesse dos estudantes, as quais procuram estabelecer relações entre teoria e as problemáticas existentes na realidade social e histórica que, na dimensão da missão do IFESP, é uma das competências a ser desenvolvida nos estudantes da Pós-graduação. 
     Cada artigo traz em si questionamentos e problemáticas suscitadas na experiência dos seus autores. Quando essas questões são refletidas e sistematizadas em cada curso, tomam forma científica e materializam uma produção que dinamiza a ciência, seja numa perspectiva teórica, metodológica ou prática. A partir disso, entendemos que uma atividade dessa natureza colabora para o avanço científico, ao estimular a curiosidade intelectual, o pensamento crítico e reflexivo e o compromisso com a ética e a responsabilidade quanto à produção de conhecimento.
     Então, aqui encontram-se 12 artigos. O artigo intitulado “Um olhar sobre as matrículas da Educação Profissional da rede estadual de ensino: recorte do censo de 2014 a 2018” traz a discussão sobre a expansão das matrículas da Educação Profissional na rede estadual, fazendo destaque aos impactos desse processo no contexto educacional potiguar. Os autores do estudo “A representação social dos alunos da Escola Estadual Tabelião Júlio Maria sobre os monumentos históricos e culturais do município de Touros/RN discutem as representações sociais que os alunos matriculados no ensino médio têm sobre a preservação de monumentos históricos e culturais daquele território. 
     A pesquisa que traz um estudo de caso na Escola Estadual Professora Lígia Navarro aborda as dificuldades enfrentadas pelos professores ao utilizarem tecnologias digitais no ensino. O artigo intitulado “Dificuldades vivenciadas pelos professores de matemática na era digital: uma análise bibliográfica” discute o processo de formação continuada dos docentes no contexto de uma realidade social e histórica marcada pela tecnologia. 
     O trabalho cujo título é “Educação de Jovens e Adultos na rede pública estadual de Natal no Rio Grande do Norte: um estudo bibliográfico e documental” discute normativas em paralelo aos fundamentos epistemológicos referentes à Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva de melhor compreender a realidade educacional do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. As autoras de “Educação Física na Educação de Jovens e Adultos”, a partir de um estudo de campo, mostram a abordagem do componente curricular da Educação Física pelos professores e o entendimento desse componente pelos estudantes de uma escola pública. 
     Em um trabalho bibliográfico e documental, a discussão estabelecida na pesquisa “Formação docente e culturas afro-brasileiras e indígenas na escola: desafios e possibilidades” destaca a formação de professores para atender as necessidades postas nas normativas e diretrizes educacionais. As autoras de “Investigações sobre o ensino-aprendizagem das quatro operações fundamentais da aritmética” discutem dificuldades dos docentes quanto ao ensino das quatro operações fundamentais da aritmética e deixam reflexões sobre a atuação do pedagogo na área de matemática nos anos iniciais.
     A pesquisa intitulada “O ensino de gramática em escolas públicas: um estudo sobre a prática metodológica dos professores de Língua Portuguesa em Natal tem por objetivo analisar as vozes de alguns professores de Língua Portuguesa da rede municipal de Natal a fim de observar como tem sido trabalhada a gramática na sala de aula. O estudo, que traz o título “O Projeto Político-Pedagógico de uma escola pública de Natal/RN e suas diretrizes em relação à prevenção às drogas, tem por objetivo analisar as diretrizes existentes no PPP de uma escola quanto à prevenção do uso de drogas.  
     Os autores de “Programa Estadual de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte –RN: acesso e permanência de estudantes da 5ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – DIREC trazem à discussão o PETERN, fazendo destaque à importância dele quanto ao acesso e permanência dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino, especificamente os da 5ª DIREC. E as autoras de “Reflexões sobre as práticas musicais na Educação Infantil: um estudo de caso no nível IV trazem o seguinte objetivo de pesquisa: conhecer as práticas pedagógicas musicais adotadas pelas educadoras do nível IV da Educação Infantil. 
     Então, mais do que evidenciar a capacidade analítica e crítica desses estudantes, este livro também celebra o papel do IFESP como instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, que fomenta a produção de conhecimento e incentiva a busca constante pela excelência no que se refere à formação de profissionais da educação no estado do Rio Grande do Norte.
     Os textos apresentados neste livro não esgotam a discussão das temáticas abordadas, ao contrário. Ele possibilita abrir espaço para novos questionamentos e novos estudos, fomentando o surgimento de ideias inovadoras. Por essa razão, este livro é indicado a um leitor interessado por pesquisas aplicadas na área da educação, cuja discussão está centrada em problemas do cotidiano, buscando-se construir possibilidades para interpretação da realidade e possíveis soluções.

bottom of page