top of page
Capa - DIGESTÃO ANAERÓBIA.png

E-book Digestão Anaeróbia, Biogás e Gás Natural Renovável (RNG): caminhos tecnológicos, modelos de negócio e casos de sucesso na transição energética

Autor:
Bernardo Guiss Filho

 

Área de conhecimento: Engenharias

Idioma: Português

Ano: 2025 - 1ª Edição

Número de páginas: 123 páginas

Formato: Pdf

Tamanho do arquivo: 1,97 MB

ISBN: 978-65-5321-013-4

DOI: 10.47538/AC-2025.29

Digestão Anaeróbia, Biogás e Gás Natural Renovável (RNG)

CAMINHOS TECNOLÓGICOS, MODELOS DE NEGÓCIO E CASOS DE SUCESSO NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

     Ao longo das últimas décadas, as discussões sobre sustentabilidade, transição energética e gestão ambiental tornaram-se centrais nas agendas públicas e privadas em todo o mundo. No cerne dessas transformações, encontram-se profissionais que não apenas compreendem os fundamentos técnicos da engenharia, mas que também assumem papel protagonista na proposição de soluções inovadoras e eficazes. Bernardo Guiss Filho é um desses nomes.
     Engenheiro Civil com sólida formação pela Universidade Federal do Paraná, Bernardo representa a terceira geração de uma família dedicada à engenharia de saneamento ambiental no Brasil. Sua trajetória, construída ao longo de mais de 25 anos de atuação em obras de infraestrutura pública, reflete um compromisso inequívoco com o avanço técnico do setor e com a promoção de melhorias concretas na qualidade de vida das populações atendidas. Em projetos como o Programa  ParanaSan, notabilizou-se pela condução de iniciativas de grande envergadura voltadas ao acesso do Saneamento Ambiental, especialmente ao sistema de esgotamento sanitário e gestão de resíduos e biogas.
     Todavia, foi a partir de 2007 que Bernardo começou a redefinir sua atuação profissional em direção a um novo paradigma: a integração entre engenharia, sustentabilidade e transição energética. Este livro é, de certa forma, a expressão técnica e reflexiva desse movimento. Mais do que um manual sobre digestão anaeróbia, trata-se de um documento que articula conhecimentos de engenharia sanitária, bioenergia e políticas de descarbonização, ancorado em experiências concretas no Brasil e nos Estados Unidos.
     A partir de 2022, o Bernardo incorpora nos seus estudos, novos modelos de negócio de descarbonização nos padrões distintos aos aplicados no Brasil, em outras palavras, o Engº Bernardo direciona suas pesquisas e prospecção para o campo da descarbonização WTE, nomeadamente “Waste To Energy”, conceito estadunidense que define a conversão energética a partir de resíduos orgânicos para biogás, pelo processo de sintetização anaeróbia.
     Propõem no plano de negócios, desenvolvido em 2024, a implantação de unidades de Waste to Energy (WTE) com foco na geração de biogás e gás natural renovável (RNG) a partir de resíduos orgânicos, especialmente oriundos da atividade agropecuária. Trata-se de uma resposta direta aos desafios colocados pela crise climática global, alinhada a marcos regulatórios como o Renewable Fuel Standard, a Low Carbon Fuel Standard e as diretrizes da Environmental Protection Agency (EPA).
     A obra ora apresentada insere-se nesse contexto e pode ser lida como um compêndio técnico-científico, mas também como testemunho de um profissional que soube transitar da engenharia tradicional para a engenharia do futuro — aquela que incorpora os princípios da circularidade, da eficiência energética e da responsabilidade ambiental. As abordagens aqui reunidas, especialmente sobre a digestão anaeróbia e a cadeia produtiva do biogás, são sustentadas por dados, referências institucionais e estudos de caso que demonstram sua aplicabilidade tanto em pequena escala rural quanto em empreendimentos industriais de médio e grande porte.
     Não por acaso, este livro extrapola os limites do Brasil. Em sua fase mais recente, Bernardo tem direcionado seus esforços à implementação de tecnologias WTE em estados como a Flórida, promovendo diagnósticos, projetos de viabilidade, implantação de biodigestores e comercialização de biofertilizantes e créditos de carbono. Sua atuação conjuga engenharia e política ambiental, mercado e inovação, ciência e território.
     Ao leitor técnico, o livro oferece fundamentos, esquemas operacionais e diretrizes normativas indispensáveis à atuação qualificada no campo do saneamento e da bioenergia. Ao leitor gestor ou formulador de políticas públicas, oferece evidências e modelos sustentáveis de desenvolvimento regional. Ao leitor cidadão, finalmente, oferece esperança: a de que é possível redesenhar os sistemas de produção e consumo de energia a partir dos resíduos que, tradicionalmente, eram vistos como passivos ambientais.
     Esta é, portanto, uma obra relevante, atual e comprometida com os grandes desafios do nosso tempo — uma obra que reúne teoria, prática e ética profissional na busca por soluções que respeitem o planeta e gerem valor à sociedade.

 

bottom of page